• Fabrício Proença

A “Grande Conjunção” de Júpiter e Saturno

Em 21 de dezembro de 2020, dia do solstício de Verão no Hemisfério Sul, ocorrerá a “Grande Conjunção”, um espetacular alinhamento astronômico de dois gigantes do nosso Sistema Solar: Júpiter e Saturno.

O fenômeno normalmente acontece a cada 20 anos, quando Júpiter e Saturno ficam alinhados em suas órbitas. Mas dois motivos tornam essa conjunção de 2020 ainda mais especial. A primeira é que raramente os dois planetas ficam tão próximos um do outro na abóbada celeste. E o segundo ponto é que o alinhamento poderá ser visto à noite, mais ou menos uma hora depois do anoitecer, de todos os cantos do planeta.

A última vez em que as condições de observação estiveram assim tão favoráveis foi na Idade Média, em 04 de março de 1226.

A aproximação entre Júpiter e Saturno é uma questão de perspectiva, uma vez que ambos estão distantes um do outro cerca de 700 milhões de quilômetros. Mas no céu, teremos a impressão de que os dois irão quase se encostar. Será o que alguns astrônomos estão chamando de “Beijo de Natal”.


Como observar

O fenômeno poderá ser visto naturalmente sem o uso de lunetas ou telescópios, desde que as nuvens e condições meteorológicas colaborem. Basta olhar para o oeste, a céu baixo, uma hora depois do pôr do Sol. Júpiter estará à esquerda, mais luminoso, enquanto Saturno aparecerá como um ponto menor à direita.


Uma dica é evitar lugares com muita iluminação artificial para ter uma experiência de observação mais interessante. Nesses casos, com um par de binóculos, será possível ver inclusive as quatro maiores luas de Júpiter acompanhando o planeta.


Caso o tempo esteja ruim e não seja possível assistir a “Grande Conjunção”, a próxima oportunidade – apesar de não tão espetacular – será em 2040. Igual a essa de 2020, só em março de 2080.


Por Fabrício Proença

Biólogo e professor de Ciências


#grandeconjuncao #alinhamentoplanetario #conjuncaojupitersaturno #astronomia #universo #planetas #jupiter #saturno

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo