• Fabrício Proença

Jurassic Park com penas

Atualizado: 28 de Nov de 2020

Os dinossauros sempre impressionaram e encantaram o imaginário do público com sua aparência ameaçadora, pesada e encouraçada. No entanto, de alguns anos para cá, os cientistas conseguiram reunir evidências suficientes para transformar essa imagem, construindo uma nova versão desses incríveis répteis do passado.

Diversas descobertas de fósseis têm mostrado que um grupo de terópodes – dinossauros carnívoros e bípedes – possuía uma significativa diversidade de espécies emplumadas. Isso mesmo! Dinossauros devoradores de carne com o corpo coberto por penas, que talvez fossem tão coloridas quanto às das aves modernas.


Há tempos se sabe que as aves de hoje evoluíram deste antigo grupo de dinossauros terópodes – os maniraptores –, porém acreditava-se que apenas elas e suas ancestrais apresentavam penas.


Fóssil com penas

A descoberta do primeiro fóssil de Archaeopteryx litographica na Bavária, um pequeno dinossauro que mais parecia um pássaro, foi um marco na história da paleontologia, pois representava o tão procurado elo entre aves e dinossauros.


De lá para cá, escavações de estratos de rochas que datam do período Cretáceo (cerca de 125 milhões de anos atrás), tem trazido à tona inúmeras espécies de dinossauros não-aviários com corpos esguios, pequenos e ricamente emplumados, como o Sinosauropteryx (“asa reptiliana da China”) e o Caudipteryx (“cauda com penas”).

O Sinosauropteryx ("asa reptiliana da China") e o Caudipteryx ("cauda emplumada") são exemplos dos primeiros dinossauros com penas descobertos.

Esses dois dinossauros, além das penas, tinham caudas longas, asas parcialmente desenvolvidas e focinhos denteados parecidos com bicos, mostrando que a fronteira que separa os dinossauros das aves não é tão simples quanto se imaginava.


Revendo conceitos

Ao redor de todo o mundo, os museus estão tendo que se adequar e alterar as ilustrações destes animais, a fim de atualizá-las e torná-las mais próximas da realidade que a ciência vem descortinando.


Dinossauros célebres como o Velociraptor mongoliensis e o Troodon formosus estão deixando de lado aquele aspecto de lagartos escamosos e dando lugar a uma figura aviária, colorida e revestida de apêndices penáceos.

Ou seja, o famoso velociraptor, que tanto assustou as plateias do mundo inteiro em Jurassic Park, era coberto por penas e plumas e não escamas e couraças.

Algo inusitado e até mesmo decepcionante para muitos fãs.


Primo emplumado do Tiranossauro

Uma das revelações mais interessantes aconteceu em 2012, com a divulgação de uma espécie emplumada que podia alcançar até 8 metros de comprimento. Batizado com o nome de Yutyrannus huali, que significa “tirano de belas plumas”, o réptil era parente próximo de ninguém menos que o ilustre Tyrannosaurus rex.


Junto com o esqueleto desenterrado, foram achadas penas filamentosas, como as plumas macias e suaves de um pintinho. Já imaginou um tiranossauro fofo como um pintinho? Então pode imaginar, ele existiu.


Função das penas

Penas são estruturas complexas que não apenas servem para auxiliar o vôo, mas também atuam na regulação da temperatura corporal e na sedução para o acasalamento.


Sua presença nesses animais extintos é extremamente reveladora.

As penas mostram que os dinossauros em questão tinham sangue quente, visão desenvolvida e comportamentos sociais e reprodutivos sofisticados.

A evolução desta estrutura, portanto, não está apenas vinculada ao vôo e pode ter se iniciado como uma vantagem adaptativa na seleção sexual de parceiros. Um exibicionismo semelhante àquele que presenciamos quando um pavão abre sua cauda para conquistar as fêmeas gerou uma linhagem de organismos emplumados que conseguiram posteriormente conquistar também os céus.


Agora, toda vez que olhar para um pássaro, lembre-se que em seus genes ainda existe o legado daqueles fantásticos répteis do terror.


Por Fabrício Proença

Biólogo e professor de Ciências


#dinossauros #velociraptor #arqueopterix #penas #dinossauroscompenas #aves #maniraptores #tiranossauro #yutirannus #jurassicpark

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Tropical Leaves

Explore nosso conteúdo

Redes Sociais

Newsletter

Receba novidades e atualizações

©2020 Biodiversidades. Orgulhosamente criado com Wix.com

biodiversidades.site@gmail.com