• Fabrício Proença

Para quê serve o apêndice?

Ele é uma estrutura vestigial presente no início do nosso intestino grosso e normalmente é lembrado quando alguém precisa correr às pressas para operar uma apendicite. Saiba qual a função do apêndice.

Perto da junção ileocecal, fronteira entre o íleo do intestino delgado e o ceco do cólon do intestino grosso, existe uma pequena estrutura semelhante a um dedo de luva, com cerca de 5 centímetros de comprimento e um fundo cego. Seu nome é apêndice e em alguns mamíferos herbívoros como os coalas, ele auxilia na digestão das plantas, pois serve de abrigo para bactérias capazes de digerir a celulose. Em algumas espécies de primatas, o apêndice parece ter a mesma serventia. Mas e na espécie humana? Para que serve o apêndice?


Inútil ou desnecessário?

Também chamado de apêndice cecal, esse pequenino órgão tido como inútil por muitas pessoas, possui interessantes papéis secundários.

Ele apresenta tecido linfático, ou seja, é capaz de produzir glóbulos brancos, células de defesa que protegem o intestino.

Além disso, estudos indicam que o apêndice pode abrigar os microrganismos de nossa microbiota intestinal, ajudando a protegê-los durante episódios de diarreia, por exemplo. Esses microrganismos vivem em comunhão conosco, ajudando nos processos digestivos e, inclusive, produzindo vitaminas. Por isso, são tão importantes.


Apendicite

No entanto, apesar dessas evidências, há quem diga que ele só serve para inflamar e causar a famosa apendicite. Esse problema acontece quando um pedaço de bolo fecal obstrui seu interior, aumentando a população bacteriana e desencadeando um quadro inflamatório e infeccioso.

A apendicite causa uma forte dor localizada na porção inferior direita do abdome, um local chamado pelos médicos de ponto McBurney.

A pessoa também pode apresentar febre baixa, náuseas e vômitos para completar o quadro.


Através da análise clínica desses sintomas, a doença pode rapidamente ser identificada, mas são necessários exames de raios-X e ultrassonografia para confirmar o diagnóstico. Em caso positivo, a solução é a cirurgia para extrair o apêndice inflamado, pois existe o risco deste se romper e causar uma infecção generalizada, o que pode levar o paciente a morte. Pessoas que já passaram por essa cirurgia conseguem viver muito bem sem o apêndice, mesmo este tendo as funções supracitadas. Isso mostra que apesar dele ser desnecessário, não é totalmente inútil como muitos pensam.


Por Fabrício Proença

Biólogo e professor de Ciências


#apendice #apendicececal #apendicite #pontodemcburney #intestino #microbiotaintestinal #sistemadigestorio #sistemadigestoriohumano #digestao

10 visualizações0 comentário
Tropical Leaves

Explore nosso conteúdo

Redes Sociais

Newsletter

Receba novidades e atualizações

©2020 Biodiversidades. Orgulhosamente criado com Wix.com

biodiversidades.site@gmail.com